SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue01A ficção científica e o estranhamento cognitivo no ensino de ciências: estudos críticos e propostas de sala de aulaRepresentações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

CARDOSO-SILVA, Cláudio Benício  and  OLIVEIRA, Antonio Carlos de. Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade?. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.169-180. ISSN 1516-7313.

O rápido avanço das pesquisas científicas tem possibilitado que novos conhecimentos sejam assimilados, e que antigas teorias e hipóteses reformuladas. É inquestionável a importância dos livros didáticos enquanto objeto pedagógico na formação do cidadão. Por conta disso, torna-se imprescindível que estes sejam constantemente reavaliados, no que tange a seu conteúdo. No presente estudo, foram avaliadas as diferentes formas pelas quais os livros didáticos de Biologia abordam o tema biodiversidade. Para realizar esta pesquisa, foram utilizados livros didáticos, os quais fazem parte do catálogo do Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM). Observamos que alguns tópicos relacionados ao estudo da biodiversidade são apresentados de maneira superficial e, por vezes, equivocada. Também ficou evidente que os livros didáticos analisados neste estudo tratam de um mesmo assunto com abordagem e profundidade diferentes. Isto sugere que adoção de um único livro didático nas escolas pode comprometer o processo de aprendizado do aluno.

Keywords : Biodiversidade; Livro Didático; Biologia Molecular; Ensino de Biologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )