SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade?Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MAGALHAES JUNIOR, Carlos Alberto de Oliveira  y  TOMANIK, Eduardo Augusto. Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.181-199. ISSN 1516-7313.

A formação de educadores ambientais deve envolver, sempre que possível, processos contínuos de estudo, atualização e a valorização dos conhecimentos dos próprios educadores. Partindo desses pressupostos, o objetivo deste trabalho foi investigar as Representações Sociais sobre o meio ambiente compartilhadas pelos professores das séries iniciais da Educação Básica da cidade de Porto Rico, Estado do Paraná, Brasil, para indicar caminhos para a formação continuada desses profissionais como Educadores Ambientais. Utilizamos a técnica de evocação de palavras para identificar os possíveis elementos que compõem as representações sociais, além de entrevistas. Identificamos que tais representações são caracterizadas por uma visão naturalista de meio ambiente e que os professores possuem conhecimentos limitados sobre o ambiente local. Esses elementos indicam a conveniência da oferta de cursos voltados para a transmissão e discussão de informações sobre o ambiente regional e para a compreensão de que os professores são, também, parte deste ambiente.

Palabras clave : Educação Ambiental; Representação do Meio Ambien; Formação de Professores; Formação de Educador Ambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )