SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professoresFormação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BATISTA, Irinéa de Lourdes  y  LUCAS, Lucken Bueno. Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de Darwin. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.201-216. ISSN 1516-7313.

Nos últimos anos, muitos autores têm discorrido sobre o papel dos valores nas atividades científicas. Ao se buscar por novas maneiras de se compreenderem os motivos, processos e resultados dessas atividades, considerável relevância é atribuída ao fato de que as práticas científicas devem ser compreendidas segundo seu contexto histórico-social. Pautando-se na pertinência de pesquisas comprometidas com o estudo das influências axiológicas na dinâmica da Ciência, apresenta-se, neste artigo, uma discussão acerca do papel que os valores cognitivos podem desempenhar na compreensão de uma teoria biológica - seleção natural - mediante uma síntese histórico-epistemológica e demais aportes histórico-filosóficos, com o objetivo de investigar o desenvolvimento de uma nova estratégia de abordagem para o ensino dos conteúdos evolutivos no ensino de Biologia.

Palabras clave : Valor Cognitivo; Teoria da Seleção Natural; História da Ciência; Filosofia da Ciência; Ensino-Aprendizagem; Ensino de Biologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )