SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Contribuições axiológicas à educação científica: valores cognitivos e a seleção natural de DarwinHanseníase, preconceito e parrhesía: contribuições para se pensar saúde, educação e educação em saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

RUIZ-MORENO, Lidia; LEITE, Maria Teresa Meirelles  y  AJZEN, Claudia. Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.217-229. ISSN 1516-7313.

O fórum de discussão do ambiente virtual Moodle foi adotado na disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, oferecida pelo Cedess da Unifesp. O objetivo deste trabalho foi identificar as habilidades cognitivas e sociais desenvolvidas e as unidades temáticas privilegiadas pelos pós-graduandos. As mensagens foram classificadas segundo as habilidades de: a) propor, concordar, indagar; b) problematizar, discordar, questionar; e c) generalizar, esclarecer, sintetizar, estender. Os alunos desenvolveram habilidades nas três categorias consideradas e a análise de conteúdo das mensagens foi realizada em relação a cada categoria. Os temas abordados evidenciaram a integração de conhecimentos nos níveis pessoal, institucional, social e político. Os alunos construíram conhecimentos numa dimensão coletiva, onde as interações interpessoais e com os conteúdos, mediadas pelas TIC, tiveram importante papel na aprendizagem. Estas interações potencializaram a aprendizagem entendida como processo social, de modo que a análise do processo deslocou-se do indivíduo isolado para as relações dos sujeitos e seus papéis na sociedade.

Palabras clave : Formação de Professores; Tecnologia Educacional; Fórum de Discussão; Docência; Ambiente Virtual de Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )