SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SA, Marcia Bastos de  y  SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. Hanseníase, preconceito e parrhesía: contribuições para se pensar saúde, educação e educação em saúde. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.231-247. ISSN 1516-7313.

Considerando que os campos profissionais da educação, da saúde e da educação em saúde implicam práticas destinadas ao governo das condutas dos indivíduos, desenvolvemos reflexão que visa contribuir para a problematização da formação profissional nesses campos. A partir de depoimento extraído de vídeo educativo que apresenta o tema do preconceito e do isolamento compulsório para portadores de hanseníase, tecemos considerações sobre a peculiaridade dos mecanismos de exclusão, conforme postulado por Michel Foucault, e apresentamos exemplos que evidenciam até que ponto esses mecanismos funcionaram, ainda recentemente, sobre os portadores da doença no Brasil. Retomando o fio dos eventos que levaram à mudança da denominação da doença - de lepra para hanseníase -, analisamos a luta empreendida por médico brasileiro contra o preconceito, alcançando uma reflexão de caráter ético, seguindo pistas das últimas investigações foucaultianas sobre o tema da constituição do sujeito moral e ativo, soberano de si mesmo.

Palabras clave : Hanseníase; Preconceito; Saúde e Educação; Michel Foucault; Formação Profissional; Ética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )