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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
SILVA, Marcio Antonio da e PIRES, Célia Maria Carolino. Organização curricular da matemática no ensino médio: a recursão como critério. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.249-266. ISSN 1516-7313.
Este ensaio teórico tem como objetivo fomentar discussões sobre a organização curricular da Matemática no Ensino Médio brasileiro, por intermédio da apresentação de resultados de pesquisas que convergem para a necessidade da quebra do paradigma organizacional linear, ilustrado por metáforas como: do balde, do edifício e da cadeia de elos. Para superação deste modelo, apresentamos três outras metáforas - do currículo em espiral, do currículo em rede e do currículo fractal - que expressam uma forma relativamente nova de se conceber o conhecimento, em uma perspectiva pós-moderna e influenciada pela Teoria da Complexidade. Analisamos a recursão como um critério organizacional dos currículos de Matemática, contemplando o que nomeamos de aspectos inter e intramatemáticos. Concluímos que os conteúdos matemáticos podem ganhar mais significado quando amplamente contextualizados em outras disciplinas e em outros blocos de conteúdo, bem como referenciando assuntos já estudados em séries anteriores, porém, em novos contextos e em situações mais sofisticadas.
Palavras-chave : Educação Matemática; Currículo; Ensino Médio; Ensino de Matemática; Recursão.