SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02Organização curricular da matemática no ensino médio: a recursão como critérioGeometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

FIOREZE, Leandra Anversa; BARONE, Dante; BASSO, Marcus  and  ISAIA, Sílvia. Análise da construção dos conceitos de proporcionalidade com a utilização do software Geoplano Virtual. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.267-278. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa relacionada com a utilização de recursos digitais para a aprendizagem dos conceitos de proporcionalidade. A principal base teórica para esta análise é a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e a metodologia escolhida é a Engenharia Didática. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma oitava série de uma escola municipal situada no interior do Rio Grande do Sul. Tem-se o relato de uma das atividades com a análise das construções conceituais dos alunos utilizando o software geoplano virtual. Observou-se que, na resolução das situações, nem sempre o campo conceitual pôde ser construído de forma abrangente, evidenciando um processo de construção de conhecimentos que não se dá de forma linear.

Keywords : Ensino de Matemática; Ensino Fundamental; Proporcionalidade; Teoria dos Campos Conceituais; Aprendizagem; Tecnologia Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )