SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02Geometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidadeDialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

IUNES, Silvana Maria Silva  and  SANTOS, Gilberto Lacerda. Contratos e destratos entre informática e educação matemática. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.293-305. ISSN 1516-7313.

Discutem-se as aplicações pedagógicas do computador no ensino de geometria por meio de um software de representações dinâmicas. Trata-se do relato de uma investigação voltada para fazer emergir contratos e destratos entre informática e educação matemática, por meio de observações e entrevistas realizadas com alunos e uma professora em uma escola de Educação Fundamental na cidade de Brasília, DF, Brasil. Os resultados da investigação indicam diferentes possibilidades de trabalho pedagógico na área, suscetíveis de fazerem com que os contratos sobrepujem os destratos.

Keywords : Educação; Educação Matemática; Informática; Tecnologia Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )