SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Geometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidadeDialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

IUNES, Silvana Maria Silva  e  SANTOS, Gilberto Lacerda. Contratos e destratos entre informática e educação matemática. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.293-305. ISSN 1516-7313.

Discutem-se as aplicações pedagógicas do computador no ensino de geometria por meio de um software de representações dinâmicas. Trata-se do relato de uma investigação voltada para fazer emergir contratos e destratos entre informática e educação matemática, por meio de observações e entrevistas realizadas com alunos e uma professora em uma escola de Educação Fundamental na cidade de Brasília, DF, Brasil. Os resultados da investigação indicam diferentes possibilidades de trabalho pedagógico na área, suscetíveis de fazerem com que os contratos sobrepujem os destratos.

Palavras-chave : Educação; Educação Matemática; Informática; Tecnologia Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )