SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Contratos e destratos entre informática e educação matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CATARINO, Giselle Faur de Castro; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello  y  ARAUJO, Roberto Moreira Xavier de. Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.307-322. ISSN 1516-7313.

A visão reducionista, implícita no ensino tradicional de Física - o mundo reduzido a partículas -, repercute e embasa uma percepção reducionista da sociedade, como simples soma de indivíduos. Desse modo, podemos entender o significado social e político do currículo e de que forma a escola e as práticas educativas interferem na sociedade. Neste trabalho, faremos a crítica ao atual modelo hegemônico de Ensino de Física e, em particular, ao reducionismo mecanicista, com base em uma compreensão histórica e dialética da relação do simples com o complexo, como o ponto de partida para o conhecimento inter e transdisciplinar; e discutiremos o ensino baseado no dialogismo e na consequente democracia real em sala de aula como caminho para sua conscientização e emancipação dos alunos e do professor. Partiremos da teoria Dialógica de Bakhtin para repensar o ensino de Física, do currículo à prática pedagógica.

Palabras clave : Ensino de Física; Dialogismo; Cidadania; Mikhail Bakhtin.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )