SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02A inserção da educação ambiental na educação básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

COSTA, Lorenna Silva Oliveira  and  ECHEVERRIA, Agustina Rosa. Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultos. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.339-357. ISSN 1516-7313.

Este artigo situa-se no âmbito da discussão sobre a contribuição da teoria sócio-histórica na análise dos processos de ensino-aprendizagem com o público de jovens e adultos, enfatizando a formação de conceitos e a importância da palavra nesse processo. As reflexões originam-se de um trabalho desenvolvido em um curso técnico integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos na disciplina de Química. Uma proposta didática estruturada no tema vivencial A Química dos Alimentos foi elaborada e implementada, criando um diálogo entre os conteúdos abordados e a vivência dos alunos. Utilizou-se, como principal referencial, a teoria sócio-histórica de Vigotski e a análise de discurso proposta por Bakhtin. A análise das interações discursivas mostra as dificuldades desse público em lidar com o pensamento abstrato, do que se depreende a necessidade de uma profunda reflexão teórica acerca de propostas didáticas e curriculares para a Educação de Jovens e Adultos.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Química; Análise do Discurso; Conceitos Científicos; Teoria Sócio- Histórica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )