SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Contribuições da teoria sócio-histórica para a pesquisa sobre a escolarização de jovens e adultosBioética e ensino de ciências: o tratamento de temas controversos- dificuldades apresentadas por futuros professores de ciências e de biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos et al. A inserção da educação ambiental na educação básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.359-377. ISSN 1516-7313.

Reconhecendo que as publicações acadêmicas sobre educação e educação ambiental raramente chegam às escolas, o Grupo de Pesquisa em educação ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, desenvolveu um estudo coletivo a fim de identificar quais fontes de informação os(as) professores(as) da Educação Básica utilizam em seu processo de formação sobre educação ambiental. Nosso objetivo geral foi, de posse dessas informações, estabelecer diretrizes para que as publicações de nossas pesquisas cheguem - e de maneira mais significativa - às escolas, contribuindo, assim, para a inserção da educação ambiental nesse espaço. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade pesquisa de campo, cujos dados para análise foram coletados por observações nas escolas e entrevistas com cerca de trezentos professores em 14 municípios da região central do Estado de São Paulo. Apresentamos, neste artigo, nossas conclusões acerca, especificamente, das fontes de informação utilizadas pelos professores entrevistados.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Fontes de Informação; Educação Básica; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )