SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02A inserção da educação ambiental na educação básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?Conhecimento do tema ofidismo entre futuros professores de ciências biológicas do Estado do Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

SILVA, Paulo Fraga da  and  KRASILCHIK, Myriam. Bioética e ensino de ciências: o tratamento de temas controversos- dificuldades apresentadas por futuros professores de ciências e de biologia. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.379-392. ISSN 1516-7313.

O presente estudo tem como objetivo analisar como os licenciandos lidam com temas controversos que poderiam ser discutidos com seus futuros alunos, sobretudo a metodologia a ser utilizada em sala de aula. O percurso metodológico consistiu na aplicação e análise de um questionário com questões abertas, relacionadas a quatro casos com conteúdos dilemáticos aplicados a 32 licenciandos de Ciências e Biologia, pertencentes a três Instituições de Ensino Superior do município de São Paulo. Os dados apontaram que os licenciandos conseguem perceber conflitos éticos nos casos, porém não explicitam as estratégias de como abordá-los. Para os licenciandos, o professor tem um papel central, como expositor dos temas. Assim, a formação inicial pouco tem contribuído na instrumentalização dos futuros professores no exercício de tomada de posição e o convívio com a divergência. Destaca-se a importância da Bioética na socialização do debate científico e como um valioso instrumento metodológico no ensino de Ciências.

Keywords : Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Bioética; Formação de Professores; Temas Controversos; Cidadania.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )