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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

CASTRO, Déborah Praciano  e  LIMA, Daniel Cassiano. Conhecimento do tema ofidismo entre futuros professores de ciências biológicas do Estado do Ceará. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.393-407. ISSN 1516-7313.

Os temas ligados ao ofidismo são bastante enfatizados entre os assuntos da saúde pública. Partindo da premissa de que biólogos devem possuir conhecimento básico sobre identificação de serpentes, e noções sobre sintomatologia e tratamento de acidentes com estes animais, verificamos os conhecimentos teóricos e práticos sobre ofidismo entre alunos dos cursos de Ciências Biológicas do Estado do Ceará. Foi aplicado um questionário com questões teóricas e práticas, abordando a temática do ofidismo, a 67 alunos de três Instituições de Ensino Superior, que haviam cursado as disciplinas curriculares que abordavam serpentes. Os dados obtidos demonstraram pouco conhecimento do tema pela maioria dos entrevistados, que apresentaram conceitos obsoletos e incorretos, desconhecendo conceitos básicos sobre a biologia destes animais, e dificuldades para diferenciá-los de outros animais serpentiformes. Sugere-se inclusão mais efetiva do tema no Ensino Superior, uma vez que o ofidismo é um problema presente em todas as regiões do Brasil.

Palavras-chave : Serpente; Ofidismo; Formação de Professores; Ensino Superior; Ensino de Biologia.

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