SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02Conhecimento do tema ofidismo entre futuros professores de ciências biológicas do Estado do CearáA importância da reflexão compartilhada no processo de evolução conceitual de professores de ciências sobre seu papel na mediação do conhecimento no contexto escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

CORTELAZZO, Angelo Luiz  and  RIBEIRO, Viktória Kövesdy. Enade 2005 e 2008: desempenho dos estudantes de biologia de instituições de educação superior estaduais e municipais de São Paulo. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.409-424. ISSN 1516-7313.

Os cursos de Biologia tiveram seus estudantes avaliados no período de 2000 a 2003 por meio do Exame Nacional de Cursos, seguindo-se, a partir de 2005, pela avaliação trienal e amostral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), nos termos propostos pela legislação federal, que implantou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). O presente trabalho analisou a participação dos egressos de cursos de Biologia de escolas estaduais e municipais de São Paulo no Enade de 2005 e de 2008, comparando o desempenho das instituições envolvidas em função: de sua natureza jurídica, da duração de seus cursos e de sua adequação à proposição curricular do Conselho Federal de Biologia.

Keywords : Avaliação; Estudantes; Ensino de Biologia; Ensino Superior; Enade; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes; Governo Federal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )