SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Conhecimento do tema ofidismo entre futuros professores de ciências biológicas do Estado do CearáA importância da reflexão compartilhada no processo de evolução conceitual de professores de ciências sobre seu papel na mediação do conhecimento no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

CORTELAZZO, Angelo Luiz  e  RIBEIRO, Viktória Kövesdy. Enade 2005 e 2008: desempenho dos estudantes de biologia de instituições de educação superior estaduais e municipais de São Paulo. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.409-424. ISSN 1516-7313.

Os cursos de Biologia tiveram seus estudantes avaliados no período de 2000 a 2003 por meio do Exame Nacional de Cursos, seguindo-se, a partir de 2005, pela avaliação trienal e amostral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), nos termos propostos pela legislação federal, que implantou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). O presente trabalho analisou a participação dos egressos de cursos de Biologia de escolas estaduais e municipais de São Paulo no Enade de 2005 e de 2008, comparando o desempenho das instituições envolvidas em função: de sua natureza jurídica, da duração de seus cursos e de sua adequação à proposição curricular do Conselho Federal de Biologia.

Palavras-chave : Avaliação; Estudantes; Ensino de Biologia; Ensino Superior; Enade; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes; Governo Federal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )