SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Enade 2005 e 2008: desempenho dos estudantes de biologia de instituições de educação superior estaduais e municipais de São PauloDesafios enfrentados por professores na implementação de atividades investigativas nas aulas de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SILVA, Lenice Heloísa de Arruda  y  FERREIRA, Fernando Cesar. A importância da reflexão compartilhada no processo de evolução conceitual de professores de ciências sobre seu papel na mediação do conhecimento no contexto escolar. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.425-438. ISSN 1516-7313.

O trabalho enfoca um processo de reflexão compartilhada entre pesquisadores e professores de ciências. Investiga como, em tal processo, ocorre uma evolução conceitual sobre o papel do professor de ciências na mediação do conhecimento científico no contexto escolar. Para tal, foram observadas, registradas e transcritas as discussões entre os sujeitos, anotadas em caderno de campo e gravadas em áudio. Os dados são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos pautados em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, adotando-se a análise microgenética para investigar o processo de reflexão compartilhada. Os resultados revelam aspectos que caracterizam certa evolução conceitual dos professores participantes, especialmente, no que se refere ao seu papel para despertar o interesse do aluno para a aprendizagem dos conteúdos e para construção de significado dos conteúdos nos alunos.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Formação de Professores; Interação Social; Ensino- Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )