SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02Desafios enfrentados por professores na implementação de atividades investigativas nas aulas de ciênciasO aprendizado científico no cotidiano author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

CHRISPINO, Alvaro et al. A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos?. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.455-479. ISSN 1516-7313.

O presente trabalho apresenta o resultado de levantamento realizado em 22 periódicos nacionais na área de Ensino de Ciências, que buscou identificar os trabalhos mais citados como fontes de consulta ou referência, considerando os artigos que continham as palavras ciência, tecnologia e sociedade, juntas ou separadas. Os artigos encontrados foram modelados como uma rede de citações. Foram identificados 88 trabalhos, dos quais resultaram 394 fontes e listados os 13 trabalhos mais citados. Os resultados permitem inferir que: há predominância de autores nacionais como fonte de pesquisa dos trabalhos publicados nos principais periódicos; não estão presentes autores dos primeiros textos e trabalhos referidos na área; e que não é possível perceber a interdisciplinaridade e a contextualização características da área CTS. Resultados preliminares confirmam a necessidade de se conhecer quais as fontes de que se utilizam os autores dos principais trabalhos que servem de base para a produção CTS no Brasil.

Keywords : Ensino de Ciência e Tecnologia; Revisão Bibliográfica; Periódico; Revista Científica; Citação; CTS; Redes Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )