SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Desafios enfrentados por professores na implementação de atividades investigativas nas aulas de ciênciasO aprendizado científico no cotidiano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CHRISPINO, Alvaro et al. A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos?. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.455-479. ISSN 1516-7313.

O presente trabalho apresenta o resultado de levantamento realizado em 22 periódicos nacionais na área de Ensino de Ciências, que buscou identificar os trabalhos mais citados como fontes de consulta ou referência, considerando os artigos que continham as palavras ciência, tecnologia e sociedade, juntas ou separadas. Os artigos encontrados foram modelados como uma rede de citações. Foram identificados 88 trabalhos, dos quais resultaram 394 fontes e listados os 13 trabalhos mais citados. Os resultados permitem inferir que: há predominância de autores nacionais como fonte de pesquisa dos trabalhos publicados nos principais periódicos; não estão presentes autores dos primeiros textos e trabalhos referidos na área; e que não é possível perceber a interdisciplinaridade e a contextualização características da área CTS. Resultados preliminares confirmam a necessidade de se conhecer quais as fontes de que se utilizam os autores dos principais trabalhos que servem de base para a produção CTS no Brasil.

Palabras clave : Ensino de Ciência e Tecnologia; Revisão Bibliográfica; Periódico; Revista Científica; Citação; CTS; Redes Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )