SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue03El ABP y el diagrama heurístico como herramientas para desarrollar la argumentación escolar en las asignaturas de cienciasDesafios para o ensino de ciências na classe hospitalar: relato de uma experiência com pesquisa e ensino na formação de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

PIASSI, Luís Paulo. Clássicos do cinema nas aulas de ciências- a física em 2001: uma odisseia no espaço. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.517-534. ISSN 1516-7313.

Quando se fala em usar ficção científica em aulas de física, o filme 2001: uma odisseia no espaço, dirigido por Stanley Kubrick, aparece como referência mais ou menos obrigatória. Nosso objetivo é argumentar que o interesse da comunidade de educadores em física por esse filme é consequência de uma escolha narrativa de Kubrick e de Arthur Clarke, o prestigiado escritor de ficção científica que, junto com o diretor, elaborou o roteiro. Mostramos, empregando instrumentos teóricos derivados da semiótica greimasiana, que, nesse particular segmento da obra, a opção foi expressar uma determinada visão sobre o ser humano e sua relação com o mundo físico por meio da ciência. Concluímos que uma obra como a de Kubrick vai muito além de um recurso didático atraente, sendo uma referência cultural importante, uma narrativa sobre a ciência e os desejos humanos, expressos na ideologia de uma sociedade que se sustenta no conhecimento científico.

Keywords : Cinema; Ficção Científica; Ensino de Física; Exploração Espacial; Semiótica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )