SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue03Clássicos do cinema nas aulas de ciências- a física em 2001: uma odisseia no espaçoPolíticas curriculares e qualidade do ensino de ciências no discurso pedagógico de professores de nível médio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

LINHEIRA, Caroline Zabendzala; CASSIANI, Suzani  and  MOHR, Adriana. Desafios para o ensino de ciências na classe hospitalar: relato de uma experiência com pesquisa e ensino na formação de professores. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.535-554. ISSN 1516-7313.

O atendimento escolar hospitalar foi instituído enquanto política no Brasil através do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em Santa Catarina, há classes hospitalares desde o ano de 1999. A Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foi pioneira em instituir um atendimento escolar, tendo como princípio o desenvolvimento de atividades curriculares. O texto apresenta e discute o ensino de Ciências desenvolvido na classe hospitalar, em uma experiência pioneira de um grupo de pesquisa em integração com equipe pedagógica do hospital. A pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso e desenvolveu-se com o objetivo de caracterizar a atividade docente neste espaço educacional. Apresentamos resultados referentes a estratégias de ensino e atividades didáticas utilizadas. Na análise, apontamos problemas e possíveis caminhos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas neste tipo de ambiente escolar. Ao final do trabalho, apontamos temáticas e recursos com maior sucesso de uso neste contexto.

Keywords : Ensino de Ciências; Hospital; Ensino Fundamental; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )