SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03Clássicos do cinema nas aulas de ciências- a física em 2001: uma odisseia no espaçoPolíticas curriculares e qualidade do ensino de ciências no discurso pedagógico de professores de nível médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LINHEIRA, Caroline Zabendzala; CASSIANI, Suzani  y  MOHR, Adriana. Desafios para o ensino de ciências na classe hospitalar: relato de uma experiência com pesquisa e ensino na formação de professores. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.535-554. ISSN 1516-7313.

O atendimento escolar hospitalar foi instituído enquanto política no Brasil através do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em Santa Catarina, há classes hospitalares desde o ano de 1999. A Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foi pioneira em instituir um atendimento escolar, tendo como princípio o desenvolvimento de atividades curriculares. O texto apresenta e discute o ensino de Ciências desenvolvido na classe hospitalar, em uma experiência pioneira de um grupo de pesquisa em integração com equipe pedagógica do hospital. A pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso e desenvolveu-se com o objetivo de caracterizar a atividade docente neste espaço educacional. Apresentamos resultados referentes a estratégias de ensino e atividades didáticas utilizadas. Na análise, apontamos problemas e possíveis caminhos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas neste tipo de ambiente escolar. Ao final do trabalho, apontamos temáticas e recursos com maior sucesso de uso neste contexto.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Hospital; Ensino Fundamental; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )