SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03Políticas curriculares e qualidade do ensino de ciências no discurso pedagógico de professores de nível médioA história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SARMENTO, Anna Cássia de Holanda et al. Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.573-598. ISSN 1516-7313.

Este artigo contempla uma investigação sobre princípios de design de uma sequência didática que visa favorecer a aprendizagem sobre metabolismo energético na primeira série do Ensino Médio. O estudo foi realizado por pesquisadores e professores-investigadores reunidos numa equipe colaborativa. Consideramos, na sequência, critérios de justificação a priori, relativos a aspectos epistemológicos, psicocognitivos e didáticos. Na validação a posteriori, utilizamos pré- e pós-testes, triangulando métodos quantitativos e qualitativos. Os princípios de design incluíram: uso de textos de divulgação científica, contextualização dos assuntos em relação ao cotidiano dos estudantes, processo coletivo e cooperativo de aprendizagem. A intervenção mostrou efeitos positivos dos princípios de design quanto à motivação dos estudantes e à aprendizagem de conteúdos, sobretudo sobre transformações de energia, fermentação e biotecnologia. Contudo, algumas concepções alternativas resistiram a mudanças, especialmente aquelas relativas à fotossíntese e respiração celular, fornecendo indicações para o aprimoramento dos princípios de design e de sua implementação em sala.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Ensino Médio; Sequência Didática; Metabolismo Energético; Professor- Investigador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )