SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogoA dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo programa nacional do livro didático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

RUPPENTHAL, Raquel  y  SCHETINGER, Maria Rosa Chitolina. O sistema respiratório nos livros didáticos de ciências das séries iniciais: uma análise do conteúdo, das imagens e atividades. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.617-632. ISSN 1516-7313.

Este trabalho busca, na análise de livros didáticos dos anos iniciais, as possíveis causas das lacunas explicativas que alunos dos anos finais apresentam sobre o sistema respiratório. Para isto, realizou-se a análise relativa a: espaço, conceitos, imagens, atividades práticas e exercícios propostos nas unidades referentes ao sistema respiratório de livros de ciências dos anos iniciais. Os resultados dessa análise apontam a existência de falhas explicativas em textos e imagens e a grande quantidade de imagens decorativas, o que pode comprometer a aprendizagem de conceitos. Constataram-se mudanças positivas nos livros do PNLD 2010, mas que a utilização dos mesmos deve ser feita com senso crítico pelos professores.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Sistema Respiratório; Livro Didático; Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )