SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue03O sistema respiratório nos livros didáticos de ciências das séries iniciais: uma análise do conteúdo, das imagens e atividadesA relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

ASSIS, Sheila Soares de; PIMENTA, Denise Nacif  and  SCHALL, Virgínia Torres. A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo programa nacional do livro didático. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.633-656. ISSN 1516-7313.

A dengue constitui um grave problema de saúde pública no Brasil. As Diretrizes Nacionais de Prevenção e Controle das Epidemias de Dengue preconizam que ações de educação em saúde associadas ao tema dengue sejam contempladas, no espaço escolar, na grade curricular das disciplinas. No ensino formal, o livro didático se caracteriza como um dos principais recursos para a prática docente e disseminação de conhecimentos científicos. Assim, analisou-se a temática da dengue nos livros didáticos de ciências e biologia, indicados pelos Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2009) e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2008 e 2011), respectivamente. O tema esteve presente em quarenta livros didáticos dos 114 indicados pelo PNLD (2008 e 2011) e PNLEM (2009). Verificaram-se erros conceituais, emprego de ilustrações inadequadas e descontextualização sociocultural do conteúdo. Estes fatores limitam a utilização deste instrumento colaborativo para as ações desencadeadas no ambiente escolar com vistas ao controle da dengue.

Keywords : Dengue; Educação em Saúde; Livro Didático; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )