SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03O sistema respiratório nos livros didáticos de ciências das séries iniciais: uma análise do conteúdo, das imagens e atividadesA relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

ASSIS, Sheila Soares de; PIMENTA, Denise Nacif  e  SCHALL, Virgínia Torres. A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo programa nacional do livro didático. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.633-656. ISSN 1516-7313.

A dengue constitui um grave problema de saúde pública no Brasil. As Diretrizes Nacionais de Prevenção e Controle das Epidemias de Dengue preconizam que ações de educação em saúde associadas ao tema dengue sejam contempladas, no espaço escolar, na grade curricular das disciplinas. No ensino formal, o livro didático se caracteriza como um dos principais recursos para a prática docente e disseminação de conhecimentos científicos. Assim, analisou-se a temática da dengue nos livros didáticos de ciências e biologia, indicados pelos Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2009) e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2008 e 2011), respectivamente. O tema esteve presente em quarenta livros didáticos dos 114 indicados pelo PNLD (2008 e 2011) e PNLEM (2009). Verificaram-se erros conceituais, emprego de ilustrações inadequadas e descontextualização sociocultural do conteúdo. Estes fatores limitam a utilização deste instrumento colaborativo para as ações desencadeadas no ambiente escolar com vistas ao controle da dengue.

Palavras-chave : Dengue; Educação em Saúde; Livro Didático; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )