SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo programa nacional do livro didáticoPrática docente em educação sexual em uma escola pública de Juazeiro do Norte, CE, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

TEIXEIRA, Lucas André; TALAMONI, Jandira Líria Biscalquini  e  TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.657-676. ISSN 1516-7313.

Este estudo analisa a relação entre teoria e prática que emerge de dois Projetos Ambientais realizados em um bairro popular de Bauru, SP, Brasil. Para essa análise, diante da diversidade de concepções e abordagens teórico-práticas acerca da educação ambiental, optamos pela fundamentação teórica da vertente crítica. Levando em conta as possibilidades dos procedimentos da pesquisa qualitativa em educação, elegemos a análise de conteúdo para a obtenção dos dados. Os resultados apresentados neste artigo sinalizam a necessidade de se romper com a dicotomia entre a forma (prática) e o conteúdo (teoria) no processo educativo ambiental, dando centralidade aos conteúdos sistematizados e construídos historicamente. Assim, consideramos que os processos educativos ambientais em análise, implicam o tratamento da forma e conteúdo como uma unidade dialética.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Projeto Ambiental; Processo Educativo; Teoria e Prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )