SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03Prática docente em educação sexual em uma escola pública de Juazeiro do Norte, CE, BrasilNarrativas e desenhos (imagens) no ensino fundamental com temas geocientíficos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SANTOS JUNIOR, João Batista dos  y  MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.695-713. ISSN 1516-7313.

Esta investigação apresenta os resultados de um estudo sobre como um projeto colaborativo envolvendo professores de Química pode servir como instrumento para a reflexão dos docentes sobre as suas concepções e práticas pedagógicas, e, também, para resgatar deficiências na formação inicial destes que, por ventura, ainda não foram sanadas no exercício da docência. A análise das reestruturações de cada docente foi feita a partir de seus respectivos modelos didáticos. Para tal, foi utilizado um inventário para identificar esses modelos, de modo que foi possível compará-los antes e depois dos trabalhos do grupo de aprendizagem colaborativa.

Palabras clave : Ensino de Química; Grupo Colaborativo; Modelo Didático; Cultura Profissional; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )