SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de químicaQuem somos nós? Perfil da comunidade acadêmica brasileira na educação em astronomia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

COMPIANI, Maurício. Narrativas e desenhos (imagens) no ensino fundamental com temas geocientíficos. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.715-737. ISSN 1516-7313.

O artigo discute narrativas e desenhos no ensino de temas geocientíficos nos resultados de dois projetos de formação continuada no Ensino Fundamental. O foco é nas atividades desenvolvidas por professoras de Português, Geografia e Artes que trabalharam interessantes articulações entre observação- leitura, com elaboração de textos/narrativas, descrições/narrativas, representações visuais e visoverbais (desenhos) de objetos ou eventos geocientíficos. O modo histórico de explicação do mundo pela Geologia/Geociências abre um leque de práticas de ensino-aprendizagem pouco usuais no Ensino Fundamental. Práticas que constituem as explicações escolares geocientíficas, lidando com a imagem, a percepção e a síntese nas suas inter-relações em como os objetos e espaços são significados e construídos conjugadamente com os raciocínios de causalidade e as narrativas históricas. Uma das ideias é mostrar que, na elaboração de conceitos mais generalizantes e histórico-espaciais, os processos de construção de conhecimentos são contínuos e descontínuos entre contextualização e descontextualização, síntese e análise.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Ensino de Geociências; Linguagem Visual; Narrativa Geocientífica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )