SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue03Narrativas e desenhos (imagens) no ensino fundamental com temas geocientíficosConcepções de tecnologia de graduandos do estado de São Paulo e suas implicações educacionais: breve análise a partir de modelagem de equações estruturais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

LONGHINI, Marcos Daniel; GOMIDE, Hanny Angeles  and  FERNANDES, Telma Cristina Dias. Quem somos nós? Perfil da comunidade acadêmica brasileira na educação em astronomia. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.739-759. ISSN 1516-7313.

Este artigo tem como objetivo elucidar qual o perfil da comunidade acadêmica brasileira que atuou ou ainda atua na Educação em Astronomia. Apresenta um breve retrospecto histórico que revela como a Astronomia vem ganhando terreno no cenário nacional e, neste bojo, os trabalhos voltados para o campo da Educação em Astronomia. Os dados foram obtidos por meio dos currículos da Plataforma Lattes, dos pesquisadores envolvidos com Astronomia, e revelaram que, dos 1072 envolvidos, 187 desenvolvem atividades nesse campo. Destes, a formação acadêmica ocorreu, prioritariamente, na região Sudeste e, nesta mesma região, atuam, sobretudo, em universidades. Há prevalência de graduados em Física, com pós-graduação em Física e Astronomia, especialmente quando atuam na divulgação científica, e predominância de doutores em Educação, no campo da pesquisa e produção bibliográfica em Educação em Astronomia.

Keywords : Educação em Astronomia; Pesquisa Acadêmica; Comunidade Acadêmica; Plataforma Lattes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )