SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03Quem somos nós? Perfil da comunidade acadêmica brasileira na educação em astronomiaAlfabetização científica e educação inclusiva no discurso de professores formadores de professores de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

VERASZTO, Estéfano Vizconde; SILVA, Dirceu da; CAMARGO, Eder Pires de  e  BARROS FILHO, Jomar. Concepções de tecnologia de graduandos do estado de São Paulo e suas implicações educacionais: breve análise a partir de modelagem de equações estruturais. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.761-779. ISSN 1516-7313.

Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos de graduação de diferentes regiões do Estado de São Paulo, que buscou entender melhor as relações entre a sociedade e as concepções e atitudes frente ao desenvolvimento tecnológico. Constatando que mídia, academia e documentos oficiais que regulamentam a educação entendem e apresentam a tecnologia de forma distinta e, muitas vezes, contraditórias, este trabalho busca fazer uma revisão bibliográfica sobre as diferentes formas de conceituar este termo, para, a partir de então, desenvolver uma escala de Likert para o mapeamento das concepções de estudantes. Utilizando a análise confirmatória da Modelagem de Equações Estruturais, este trabalho conclui que a amostra pesquisada apresenta uma visão clássica, mas ultrapassada, do que venha a ser a tecnologia, associando ciência e técnica sem distinções ou pontos de vistas críticos.

Palavras-chave : Tecnologia; Modelagem de Equações Estruturais; Estudos CTS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )