SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue04Possible contributions from science education for the identity of the elementary school II and the task of literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

TEIXEIRA, Francimar Martins. Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.795-809. ISSN 1516-7313.

O presente texto apresenta uma reflexão sobre os significados atribuídos à expressão alfabetização científica. Nele retomamos a origem histórica das expressões letramento e alfabetização, seus respectivos significados na área de linguagem e os desdobramentos desses significados para o ensino da língua portuguesa no contexto escolar. Em seguida, analisamos as implicações da apropriação do conceito de alfabetização no âmbito do ensino das ciências, e apresentamos proposta delimitando os usos do termo alfabetização científica, além de esclarecimentos sobre em que ele consiste. Argumentamos que alfabetização científica diz respeito a tudo aquilo que envolve a escrita e a leitura de texto científico, como a construção de entendimento e a análise das informações. Advogamos que a alfabetização científica está atrelada à alfabetização na própria língua, e que o ensino de ciências deve ser concebido à luz de objetivos educacionais mais amplos que o aprendizado de ciências per si (conhecimentos e procedimentos).

Keywords : Alfabetização Científica; Alfabetização; Ensino de Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )