SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número04As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do ensino fundamental II e para a tarefa de alfabetizar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

TEIXEIRA, Francimar Martins. Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.795-809. ISSN 1516-7313.

O presente texto apresenta uma reflexão sobre os significados atribuídos à expressão alfabetização científica. Nele retomamos a origem histórica das expressões letramento e alfabetização, seus respectivos significados na área de linguagem e os desdobramentos desses significados para o ensino da língua portuguesa no contexto escolar. Em seguida, analisamos as implicações da apropriação do conceito de alfabetização no âmbito do ensino das ciências, e apresentamos proposta delimitando os usos do termo alfabetização científica, além de esclarecimentos sobre em que ele consiste. Argumentamos que alfabetização científica diz respeito a tudo aquilo que envolve a escrita e a leitura de texto científico, como a construção de entendimento e a análise das informações. Advogamos que a alfabetização científica está atrelada à alfabetização na própria língua, e que o ensino de ciências deve ser concebido à luz de objetivos educacionais mais amplos que o aprendizado de ciências per si (conhecimentos e procedimentos).

Palabras clave : Alfabetização Científica; Alfabetização; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )