SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número04As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do ensino fundamental II e para a tarefa de alfabetizarAnálise de uma proposta colaborativa de formação continuada de professores de ciências na perspectiva do desenvolvimento profissional docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CASANOVA, Marcello Paul  y  ALVES, José Moysés. Metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências em contexto de ensino com pesquisa. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.823-839. ISSN 1516-7313.

Objetivamos verificar se a frequência, participação e aprendizagem em um projeto de pesquisa estariam relacionados com transformações nas metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências. Realizamos a pesquisa em uma escola pública, numa turma de trinta estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes investigaram os saberes de moradores do município de Benfica-PA, a respeito de plantas medicinais e suas relações com a degradação ambiental. Inicialmente, cerca de 75% da turma apresentou meta aprender e 45% apresentou autoconceito positivo. Ocorreram poucas mudanças nas metas e autoconceitos. A maioria dos estudantes teve frequência alta ou regular. Cerca de metade da turma apresentou participação baixa e aprendizagem insuficiente. O autoconceito positivo esteve associado à meta aprender e a melhores níveis de participação e aprendizagem. Tais resultados são corroborados pela literatura. Entretanto, a compreensão de outros resultados que obtivemos demanda um enfoque interpretativo diferente.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Ensino de Ciências; Planta Medicinal; Motivação; Autoconceito; Ensino e Pesquisa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )