SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue04Morcegos: percepção dos alunos do ensino fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de educação ambientalThe “study of the environment” project in Ponta Grossa (Paraná State, Brazil) and the effectiveness of educational tours involving aspects of geodiversity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

SANTOS, Edna de Laet Ferreira; MEDEIROS, Heitor Queiroz de  and  SILVA, Carolina Joana da. Educação ambiental e diálogo de saberes em região de nascentes do Pantanal: Reserva do Cabaçal, Mato Grosso, Brasil. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.879-896. ISSN 1516-7313.

Este artigo é parte das atividades desenvolvidas junto ao mestrado em Ciências Ambientais, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que pesquisou as ações implementadas no município de Reserva do Cabaçal, desenvolvidas a partir das articulações e atividades de Educação Ambiental do coletivo educador “Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal”, consolidado a partir da parceria entre a UNEMAT, Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal, WWF-Brasil, organizações da sociedade civil e a população do município, sendo que os dados foram obtidos e analisados por meio de análise documental, pesquisa-ação-participante e da história oral. Os resultados da pesquisa demonstram que o processo de educação ambiental, articulado com atividades de recuperação de área degradada, mostra uma intencionalidade na construção de um processo virtuoso onde o empoderamento da comunidade local foi o foco na implementação dos processos de ensino-aprendizagem em educação ambiental vivenciados nessa região de nascentes do Pantanal Mato-grossense.

Keywords : Educação Ambiental; Pantanal (Região); Bacia do Alto Paraguai; Diálogo de Saberes; Coletivo Educador; Política Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )