SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue04The “study of the environment” project in Ponta Grossa (Paraná State, Brazil) and the effectiveness of educational tours involving aspects of geodiversityChallenges faced by the dissemination of science in press media coverage of an environmental disaster author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

KOVALSKI, Mara Luciane  and  OBARA, Ana Tiyomi. O estudo da etnobotânica das plantas medicinais na escola. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.911-927. ISSN 1516-7313.

A valorização do conhecimento popular que os alunos trazem sobre as plantas medicinais potencializa o interesse destes sobre os conhecimentos científicos a serem trabalhados sobre o tema. Esta pesquisa teve como objetivo identificar: as concepções, conteúdos, estratégias didáticas e metodologias utilizadas pelas professoras do Ensino Fundamental, de uma escola rural de Maringá - PR, no desenvolvimento de um projeto voltado ao estudo das plantas medicinais. Na coleta dos dados, foram utilizadas as seguintes estratégias: observação participante, gravações orais e questionários. A análise dos dados foi feita mediante análise documental e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a principal dificuldade observada no projeto foi a falta de domínio do conhecimento científico sobre o tema por parte das professoras. Em contrapartida, a pluralidade de metodologias e estratégias didáticas utilizadas pelas mesmas, organizadas na forma de projeto, indica que é possível romper com o ensino tradicional e viabilizar uma prática participativa e problematizadora.

Keywords : Ensino de Ciências; Estratégia Didática; Etnoconhecimento; Pesquisa Participante; Pluralismo Metodológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )