SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número04O projeto estudo do meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidadeDesafios da divulgação científica em cobertura jornalística de desastre ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

KOVALSKI, Mara Luciane  y  OBARA, Ana Tiyomi. O estudo da etnobotânica das plantas medicinais na escola. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.911-927. ISSN 1516-7313.

A valorização do conhecimento popular que os alunos trazem sobre as plantas medicinais potencializa o interesse destes sobre os conhecimentos científicos a serem trabalhados sobre o tema. Esta pesquisa teve como objetivo identificar: as concepções, conteúdos, estratégias didáticas e metodologias utilizadas pelas professoras do Ensino Fundamental, de uma escola rural de Maringá - PR, no desenvolvimento de um projeto voltado ao estudo das plantas medicinais. Na coleta dos dados, foram utilizadas as seguintes estratégias: observação participante, gravações orais e questionários. A análise dos dados foi feita mediante análise documental e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a principal dificuldade observada no projeto foi a falta de domínio do conhecimento científico sobre o tema por parte das professoras. Em contrapartida, a pluralidade de metodologias e estratégias didáticas utilizadas pelas mesmas, organizadas na forma de projeto, indica que é possível romper com o ensino tradicional e viabilizar uma prática participativa e problematizadora.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Estratégia Didática; Etnoconhecimento; Pesquisa Participante; Pluralismo Metodológico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )