SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número04O estudo da etnobotânica das plantas medicinais na escolaTraços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista ‘Ciência Hoje’ relacionados à química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

DAL PIAN, Luiz Fernando  e  ALVES, Daniel Durante Pereira. Desafios da divulgação científica em cobertura jornalística de desastre ambiental. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.929-946. ISSN 1516-7313.

A atual crise ambiental planetária sinaliza a tendência de que a humanidade deverá conviver, cada vez mais, com as catástrofes ecológicas. Assim como as diversas esferas da sociedade precisam estar preparadas para lidar com essas situações, a mídia deve estar pronta para contribuir na ampliação do debate público e na busca por soluções. Nessas circunstâncias, o grande desafio dos meios de comunicação de massa tem sido abordar os conceitos ligados à ciência ambiental, por se tratar de uma área de conhecimento nova e complexa. Para contribuir com o tema, a pesquisa estudou a cobertura jornalística, realizada pela mídia impressa, de um evento que envolveu a mortandade de peixes num estuário de Natal-RN. A análise de conteúdo jornalístico identificou o tratamento um tanto precário dos conceitos científicos capazes de fundamentar os reais motivos relacionados à mortandade de toneladas de fauna aquática, contribuindo pouco para a formação e educação ambiental dos leitores.

Palavras-chave : Divulgação Científica; Jornalismo Ambiental; Sustentabilidade; Mortandade de Peixes; Rio Potengi.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )