SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número04Desafios da divulgação científica em cobertura jornalística de desastre ambientalNada en biología tiene sentido si no es a la luz de la evolución? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

QUEIROZ, Salete Linhares  y  FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu. Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista ‘Ciência Hoje’ relacionados à química. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.947-969. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho temos como objetivo a análise de artigos publicados na revista Ciência Hoje, visando auxiliar o professor no seu uso como recurso didático em aulas de química. Os artigos foram analisados com base na Análise de Discurso de linha francesa, considerando os estudos de Zamboni a respeito das características do discurso da divulgação científica, especialmente a identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade. A identificação de tais traços se traduz em um artifício relevante para o professor de química, que poderá escolher textos mais adequados aos objetivos educacionais.

Palabras clave : Divulgação Científica; Ensino de Química; Revista Ciência Hoje; Análise do Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )