SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número04Desafios da divulgação científica em cobertura jornalística de desastre ambientalNada en biología tiene sentido si no es a la luz de la evolución? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

QUEIROZ, Salete Linhares  e  FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu. Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista ‘Ciência Hoje’ relacionados à química. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.947-969. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho temos como objetivo a análise de artigos publicados na revista Ciência Hoje, visando auxiliar o professor no seu uso como recurso didático em aulas de química. Os artigos foram analisados com base na Análise de Discurso de linha francesa, considerando os estudos de Zamboni a respeito das características do discurso da divulgação científica, especialmente a identificação dos traços de cientificidade, didaticidade e laicidade. A identificação de tais traços se traduz em um artifício relevante para o professor de química, que poderá escolher textos mais adequados aos objetivos educacionais.

Palavras-chave : Divulgação Científica; Ensino de Química; Revista Ciência Hoje; Análise do Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )