SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue04Historia social de la educación en ciencias e historia social de las ciencias. Segunda mitad del siglo XX: una contrastaciónThe place of blacks and whites in textbooks of Geography of Paraná State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MAURICIO, Paulo  and  VALENTE, Bianor. Argumentos para uma humanização do ensino das ciências. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.1013-1026. ISSN 1516-7313.

Identificando a ruptura no desenvolvimento da ciência entre o contexto de descoberta e o contexto de justificação, julgamos poder entender melhor a dominação do ensino transmissivo da ciência em contexto escolar e melhor argumentar para a sua superação. Por outro lado, o argumento que aqui defendemos para recuperar, para o contexto de sala de aula, a fortíssima chama cultural que a ciência transporta nos seus conceitos, leis e teorias, bem como no seu próprio processo de desenvolvimento, tem uma tradição enraizada na cultura portuguesa que exploramos.

Keywords : Ensino de Ciências; História; Filosofia; Ensino; Cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )