SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número04Historia social de la educación en ciencias e historia social de las ciencias. Segunda mitad del siglo XX: una contrastaciónEspaços de negros e brancos em livros didáticos de geografia do estado do Paraná, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MAURICIO, Paulo  y  VALENTE, Bianor. Argumentos para uma humanização do ensino das ciências. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.1013-1026. ISSN 1516-7313.

Identificando a ruptura no desenvolvimento da ciência entre o contexto de descoberta e o contexto de justificação, julgamos poder entender melhor a dominação do ensino transmissivo da ciência em contexto escolar e melhor argumentar para a sua superação. Por outro lado, o argumento que aqui defendemos para recuperar, para o contexto de sala de aula, a fortíssima chama cultural que a ciência transporta nos seus conceitos, leis e teorias, bem como no seu próprio processo de desenvolvimento, tem uma tradição enraizada na cultura portuguesa que exploramos.

Palabras clave : Ensino de Ciências; História; Filosofia; Ensino; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )