SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número04Argumentos para uma humanização do ensino das ciênciasMestrado profissional e o desenvolvimento profissional do professor de matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SANTOS, Wellington Oliveira dos. Espaços de negros e brancos em livros didáticos de geografia do estado do Paraná, Brasil. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.1027-1044. ISSN 1516-7313.

Este trabalho analisa formas discursivas que operam nos livros didáticos de Geografia do Paraná aprovados para o Programa Nacional do Livro Didático de 2007 (PNLD/2007). O objetivo é discutir formas de hierarquização entre os grupos raciais brancos e negros que podem atuar de modo a manter ou criar relações de dominação entre os grupos raciais, de acordo com o conceito de ideologia proposto por John B. Thompson. Os livros didáticos analisados pouco apresentam personagens negros, e estabelecem o branco como padrão de humanidade e ocupante do território paranaense; ao mesmo tempo em que “racializam” o negro e diminuem a presença da população negra no estado do Paraná. As vinhetas dos livros, relacionadas à construção cientifica do saber, não apresentam personagens negros, o que indica que esses estão distantes de serem considerados capazes de fazer parte da construção do saber científico ocidental do qual a Geografia faz parte.

Palabras clave : Relações Raciais; Livro Didático; Ensino de Geografia; Paraná (Estado).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )