SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número01O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível médioEstudo da viabilidade de uma proposta didática metacognitiva para as atividades experimentais em física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

HYGINO, Cassiana Barreto; MOURA, Sérgio Arruda de  y  LINHARES, Marília Paixão. Modelos didáticos na formação inicial de professores de física: uma apreciação na perspectiva da análise do discurso. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.01, pp.43-59. ISSN 1516-7313.

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que focaliza a formação inicial de professores de física. Apresentamos a análise de uma atividade realizada com licenciandos da disciplina Estratégias para o Ensino de Física I, que tem como eixo principal o método de estudo de caso, focalizando problemas da prática docente. Foram solicitadas a eles a elaboração e apresentação de uma proposta de ensino, no formato de aula, com conteúdos referentes à primeira série do Ensino Médio. Neste trabalho, analisamos a proposta didática elaborada e apresentada em sala de aula por um dos alunos, bem como o seu texto de reflexão, usando, para isso, a Análise do Discurso de linha francesa. Nosso objetivo é identificar o ethos deste licenciando, ou seja, compeender sua identidade como professor, e investigar, a partir da análise de seu discurso, se as atividades e discussões realizadas ao longo do curso contribuíram com sua evolução profissional.

Palabras clave : Ensino de Física; Formação Inicial de Professores; Análise do Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )