SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número01Estudo da viabilidade de uma proposta didática metacognitiva para as atividades experimentais em físicaLa formulación de preguntas en el aula de clase: una evidencia de aprendizaje significativo crítico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CARDOSO, Livia de Rezende  y  PARAISO, Marlucy Alves. Álbum fotográfico: um mapa de cenários discursivos na produção acadêmica brasileira sobre aulas experimentais de ciências. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.01, pp.83-115. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, buscamos compor um mapa dos cenários discursivos que permeiam a produção acadêmica brasileira de artigos em periódicos e eventos, teses e dissertações. Em tal exercício, foi possível perceber como os currículos das aulas experimentais são atravessados pelos discursos: da ciência moderna, da psicologia behaviorista, do método ativo, de progresso pela ciência, construtivista, da ciência dialética, de professor pesquisador, sociointeracionista, da pedagogia crítica, das tecnologias educacionais e dos estudos culturais. Argumentamos, aqui, que existem muitos cenários discursivos, compostos em meio a relações de poder-saber, construídos pela produção acadêmica brasileira, competindo e se articulando para compor uma narrativa de vida para o currículo experimental. Em certas fases, por meio de legendas e fotos, inventam-se características de racionalidade, neutralidade, empiria, objetividade. Em outras, designa-se lúdico, tecnologias e cidadania como elementos cenográficos.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Produção Acadêmica; Discurso; Experimentação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )