SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número01A vida de alunos pescadores da comunidade de Baiacu (Bahia) e sua relação com a escola: dois mundos distintos?Educação ambiental em tempos de transição paradigmática: entrelaçando saberes “disciplinados” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LIMA JUNIOR, Paulo et al. Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.01, pp.175-194. ISSN 1516-7313.

Ao longo das últimas décadas, a questão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento de novos currículos e práticas em educação científica. Este trabalho apresenta um referencial para análise de relações CTS baseado na obra “O Capital” de Karl Marx. Ele introduz conceitos e proposições fundamentais para se perceber de que maneira a introdução de inovações científicas e tecnológicas no mercado está relacionada à produção de capital, e como essa relação pode ser analisada criticamente, já que essas revoluções tecnológicas podem contribuir para a degradação das condições de existência da classe trabalhadora. Este referencial pode ser amplamente utilizado na formação de professores e no planejamento de currículos CTS que busquem uma perspectiva crítica e consistente das relações de exploração que estão nos fundamentos do modo de produção capitalista.

Palabras clave : Relações CTS; Capitalismo; Marxismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )