SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número01Fração ideal da carga horária com aulas de campo, laboratório e sala no ensino de solos: visão do alunoQuímica no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

OLIVEIRA, Guilherme Cordeiro da Graça de et al. Visitas guiadas ao museu nacional: interações e impressões de estudantes da educação básica. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.01, pp.227-242. ISSN 1516-7313.

Este trabalho envolve o planejamento, execução e avaliação de visitas guiadas ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por parte de alunos da rede pública do município do Rio de Janeiro. O referencial teórico considera o Modelo de John Falk, com seus aspectos pessoal, físico e sociocultural como facilitadores da aprendizagem em museus. O principal objetivo consistiu em analisar as visitas dos estudantes ao museu quanto à aprendizagem, motivação e ganhos afetivos. Procurou-se, também, estabelecer o Museu Nacional como um espaço para a elaboração de aulas não formais de química. Questionários foram aplicados antes, durante e depois das visitas. Os resultados obtidos permitiram concluir que o procedimento e a dinâmica desenvolvidos proporcionaram ganhos afetivos e cognitivos aos alunos visitantes, e que o contexto físico do Museu Nacional favorece a elaboração de aulas não formais de química, sobretudo para os alunos de nível Médio.

Palabras clave : Educação em Química; Ensino Médio; Espaços não Formais; Museu Nacional (RJ).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )