SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue02A problemática dos organismos geneticamente modificados e a formação científica do cidadão comum: um estudo com alunos de escolas portuguesasEnsino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

TEIXEIRA, Pedro  and  ANDRADE, Marcelo. Entre as crenças pessoais e a formação acadêmica: como professores de biologia que professam fé religiosa ensinam evolução?. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.02, pp.297-313. ISSN 1516-7313.

O debate entre ciência e religião tem marcado os últimos séculos, com implicações atuais para o ensino de ciências. Passados cento e cinquenta anos do lançamento de "A origem das espécies", vivemos em um mundo não menos religioso do que o enfrentado por Darwin. Como professores de biologia que professam uma fé religiosa cristã lidam com a tensão entre criacionismo e evolução em sua prática pedagógica? Para responder a esta questão, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores, e analisou-se o conteúdo de suas falas, utilizando referenciais históricos, epistemológicos e éticos. Os entrevistados reconhecem a importância da evolução para o ensino de biologia, porém se dividem quanto ao ensino de criacionismo. Conclui-se que é preciso aprofundar o diálogo entre religião e ciência na sala de aula, tendo em vista suas diferenças epistemológicas e históricas e o respeito às crenças de estudantes e docentes.

Keywords : Ensino de Biologia; Religião; Evolução; Criacionismo; Ciência e Religião.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )