SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue02Entre as crenças pessoais e a formação acadêmica: como professores de biologia que professam fé religiosa ensinam evolução?Eco-lógica: Efigênia entre arte e vida author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

BARBOSA, Maisie Mitchele; OLIVEIRA, João Leonardo Freitas; MENDONCA, Valdir Alves de  and  RODRIGUES, Manoel Fábio. Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.02, pp.315-330. ISSN 1516-7313.

Este trabalho visou analisar os conteúdos conceituais e atitudinais de estudantes do 3º ano de uma escola pública do município de Mossoró, RN, diante de animais sinantrópicos e do estudo de ecologia, em relação à aprendizagem e a correlação desses conhecimentos obtidos nas respostas dos mesmos. A pesquisa foi realizada com aplicação de dois questionários subsequentes às temáticas consideradas, onde, no primeiro, as questões baseavam-se na escala de Likert e, no segundo, com perguntas abertas e fechadas. Por meio dos resultados obtidos, observou-se que os estudantes têm um posicionamento atitudinal negativo em relação aos animais sinantrópicos e, no que se refere à análise conceitual, não possuem uma aprendizagem significativa no conteúdo de ecologia, esperada para o seu nível de escolaridade. Estes conhecimentos influenciam no comportamento dos alunos em não considerarem que os animais sinantrópicos são importantes para o equilíbrio do ambiente.

Keywords : Conteúdos Conceituais; Conteúdos Atitudinais; Animais Sinantrópicos; Ecologia; Escala de Likert.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )