SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue02Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinaisKit paleontológico: um material didático com abordagem investigativa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

KASPER, Kátia Maria. Eco-lógica: Efigênia entre arte e vida. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.02, pp.331-344. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta aspectos de uma pesquisa a propósito dos processos criativos e formativos de Efigênia Rolim, em ressonância com os conceitos de singularização e ecosofia. Eco-lógica voltada para traçados de linhas de fuga, de modo que se escape aos modos padronizados de subjetivação do capitalismo globalizado, à sua tentativa de produção de subjetividade serializada, aos modelos e moldes. Afirmação de outras possibilidades de vida. A lógica da singularização é a lógica das intensidades, cujo modo de operar está próximo daquele do artista. As principais fontes de pesquisa são depoimentos de Efigênia, além de registros fotográficos e produção de documentários de sua atuação e do acervo mantido em sua residência. Do encontro de Efigênia com diversos materiais (vindos de restos da indústria, do comércio, do consumo diário, sonhos, papéis de bala), surgem as histórias e criações. Invenção de uma vida.

Keywords : Ecosofia; Formação; Singularização; Efigênia Rolim; Educação Ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )